segunda-feira, 26 de maio de 2008

Maturidade

Sempre nutri sentimentos confusos em relação ao meu pai e hoje quando vejo que ele envelheceu percebo sua fragilidade... Uma pessoa que sempre se mostrou tão séria, tão severa e de tão difícil acesso se tornou uma pessoa de olhar tão frágil.

Diante de todas as situações que já passamos me perdia em sentimentos de amor e ódio, o que pode parecer cruel da minha parte, mas eram esses os sentimentos que tinha e não há como negar. Entender as suas atitudes, seu distanciamento, suas palavras cruéis e seus comportamentos repreensíveis por muito tempo foi mistério para mim. Ainda hoje tenho momentos de dúvida que machucam bastante, mas a maturidade e a distância me fazem compreender melhor todas as dificuldades que passamos e posso dizer com segurança que consigo sentir por meu pai o mais puro sentimento de todos: amor! Um amor que vem sem cobranças, sem ressentimentos e que consegue transpor barreiras me fazendo perceber toda fragilidade por trás daquele homem de ferro que fez parte da minha infância. Não posso apagar o passado mas devo estabelecer laços para tecer um futuro melhor....

Quero me livrar de todos os sentimentos que me cegaram durante muito tempo e me privaram de um amor incondicional, pois não podemos exigir dos outros o mesmo comportamento que temos....e principalmente dos nossos pais. Quem sou eu para julgar os atos do meu pai? Quem fui e o que sou devo grande parte a ele e a minha família, mas o que serei e o quero ensinar aos meus filhos é de minha inteira responsabilidade. Por isso resolvi me libertar das garras do meu passado e apreciar toda fragilidade que hoje posso ver naquele olhar e me faz perceber que valeu a pena ... Obrigada, Meu Pai !

Um comentário:

Unknown disse...

Me emocionei!!!!
Você tem razão, e só esqueceu de dizer uma cosa...
O quanto ele também mudou...
Você já percebeu que a velhice o transformou em uma pessoa mais apegada aos filhos e netos???
Engraçado como temos que viver uma vida toda para aprendermos o valor da família e do amor...
Te amo!!!

Bjo.